Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 12:54 - A | A

Terça-feira, 20 de Outubro de 2020, 12h:54 - A | A

Eleições 2020

Candidato acusa atual prefeito de compras de voto

Vinicius Siqueira pede impugnação de candidatura de Marcos Trad por compra de voto

Laryssa Maier
Capital News

Leonardo Barbosa/Capital News

Manifestantes vão à Câmara protestar contra aumento de salários dos vereadores

Vereador Vinicius Siqueira (DEM)

O candidato a prefeito de Campo Grande, Vinicius Siqueira (PSL), ajuizou uma representação por captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos durante ação, no bairro Tarumã em alusão ao Dia das Crianças, onde o candidato a reeleição Marquinhos Trad (PSL) e sua atual vice Adriana Lopes (Patri) usando máscaras e bottons com o número do partido entregaram bala, doces e brindes para as crianças. A ação foi protocolada na sede do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).  

 

Segundo a ação ajuizada pelos advogados de Vinicius Siqueira, no dia 12 de outubro deste ano, feriado estadual, os candidatos cumpriram agenda em um ato de campanha, organizado no bairro Jardim Tarumã, sob o pretexto de comemorar o Dia das Crianças. No evento, eles estavam uniformizados, portando máscara personalizada da campanha e seu botton no peito, condição que demonstra atividade eleitoral. Lembrando que o bairro Tarumã faz parte de um grande celeiro eleitoral que é a região urbano do Lagoa com aproximadamente 105 mil moradores.  

 

Durante o evento, a vice-prefeita também uniformizada usava o microfone para dizer mensagens eleitorais para os moradores do bairro. Ainda durante o evento, os moradores posaram para fotografia fazendo alusão ao número de campanha dos candidatos.  

 

O “ato de caridade”, presenteou várias crianças, pareceu mais um verdadeiro comício, onde seu idealizador aparece em vídeo em cima de uma escada jogando brindes para as dezenas de crianças presentes como apareceu em vídeo postado nas redes sociais.  

 

Segundo o advogado da campanha de Vinicius Siqueira, Pedro Garcia, a entrega de doces, picolé, pipoca e estouro de bexigão, além de entrega de brindes para as crianças em alusão ao dia delas usa da inocência dos pequenos para comprar votos do seus pais.” Desse modo, quando se dá a promessa de entrega de “DOCES / PICOLÉ / PIPOCA / E O INCRÍVEL "ESTOURO" DO BEXIGÃO” em alusão ao Dia das Crianças, há uma inerente e desleal atração popular ao evento, seduzindo pais e mães que provavelmente não teriam condições financeiras para presentear seus filhos nessa data comemorativa. Assim, usa-se a inocência das crianças e a hipossuficiência econômica de seus pais — ardilosamente — como arma política”, afirma Garcia.  

 

De acordo com assessoria, a ação proposta por Siqueira pede que se leve em conta o artigo 18 da Resolução nº 23.610/19 que também proíbe a distribuição por candidato, ou com a sua autorização, de quaisquer bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor, respondendo o infrator, conforme o caso, pela prática de captação ilícita de sufrágio, emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder.Na ação pede-se ainda que o candidato a reeleição seja multado e tenha o registro de candidatura cassado.  

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS