Comerciantes fizeram protesto em carreata na tarde desta sexta-feira (27) pela avenida Afonso Pena, principal via de Campo Grande e onde fica situada a sede da Prefeitura Municipal. A reivindicação dos empresários era a reabertura do comércio, fechado por decreto municipal desde o dia 21 de março, como medida de prevenção ao novo coronavírus.
A Guarda Civil Metropolitanda bloqueou quadras adjacentes à sede da prefeitura, obrigando os condutores a desviar. Isso não impediu que os manifestantes seguissem em carreata e buzinaços em outros trechos da avenida.
Mais tarde, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) falou ao vivo pelas redes sociais, mas não se referiu diretamente aos protestos. O chefe do Executivo ressaltou que continuará seguindo orientações médicas para manter o isolamento social na cidade. Trad aproveitou para citar o exemplo da cidade italiana de Milão, que há um mês cedeu às pressões dos empresários e reabriu o comércio. À época, não havia nenhuma morte registrada em Milão. Um mês depois e com mais de 5 mil mortos pela Covid-19, o prefeito da cidade italiana pediu desculpas à população pelo "erro" em aliviar as medidas de restrição.
Falando sobre a economia, o prefeito disse que todos terão de dar sua parcela de contribuição neste momento, e que a finalidade maior é evitar mortes.