Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019, 13:16 - A | A

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2019, 13h:16 - A | A

ALMS

Comércio e bancos deverão informar taxas de juros

Os estabelecimentos comerciais e instituições financeiras terão 90 dias para adequação à nova lei

Adriana Ximenes
Capital News

Wagner Guimarães / ALMS

Comércio e bancos deverão informar taxas de juros

O deputado Felipe Orro assegura o conhecimento das informações

O Diário Oficial publicou nesta quarta-feira(28) a Lei 5.383, que estabelece a obrigatoriedade de divulgação, de forma visível e clara, por meio de afixação de tabelas, das taxas de juros nas vendas a prazo e no crédito ao consumidor pelas instituições financeiras e estabelecimentos comerciais no Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Nas tabelas precisarão ser informadas as taxas mínimas e máximas dos juros remuneratórios para cada tipo de financiamento, bem como, multas e demais encargos se incidentes. Nas promoções e publicidade interna dos estabelecimentos, os encargos deverão estar indicados ao lado do preço final da mercadoria, explicitando-se os juros ao mês e ao ano.

 

“Vivemos em um país com uma das maiores taxas de juros, o que leva, juntamente com uma cultura consumista e baixo poder aquisitivo da maioria, a um endividamento cada vez maior. Nosso objetivo é assegurar o conhecimento das informações nas relações de consumo”, afirmou o parlamentar.

Os estabelecimentos comerciais e instituições financeiras terão 90 dias para adequação à nova legislação. A não aplicação da norma acarretará penalidades do Código de Defesa do Consumidor.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS