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Política Sábado, 04 de Julho de 2015, 12:43 - A | A

Sábado, 04 de Julho de 2015, 12h:43 - A | A

Rota Atlântico/Pacífico

Comissão de Representação da Assembleia vai acompanhar projeto da Rota Bioceânica

Proposta pretende criar um corredor que ligará MS a outros países sul-americanos tendo como destino as rotas comerciais do oceano Pacífico

Elizângela Lemes
Capital News

Divulgação/Assessoria

deputado renato câmara

Deputado estadual Renato Câmara, diz que Comissão de Representação da Assembleia Legislativa vai acompanhar projeto da Rota Bioceânica por ser algo importante e de interesse para o Estado.

O Projeto da Rota Bioceânica será acompanhado por uma Comissão de Representação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A decisão foi publicada na sexta-feita (3), no diário oficial da Assembleia, Ato 06/15. O projeto tem como objetivo criar um corredor que ligará Mato Grosso do Sul a outros países sul-americanos tendo como destino as rotas comerciais do oceano Pacífico. No Estado, duas pontes serão construídas sobre o rio Apa, que abrirão a rota do Atlântico ao Pacífico via Paraguai, Bolívia e Chile.


A Rota viabilizará a importação e exportação de grãos e impulsionará o turismo, pois ligará o grande deserto do Atacama e os Andes com os Chacos e o Pantanal. Segundo assessoria do deputado estadual Renato Câmara (PMDB), a Comissão de trabalho sugerida pelo parlamentar e também pelo deputado estadual Beto Pereira (PDT), deve acompanhar os projetos que visam a implantação da Rota Bioceânica no Estado.


Renato Câmara reconhece a importância do projeto e também o papel da comissão legislativa que vai acompanhá-lo, “a Rota Bioceânica é estratégica para o Mato Grosso do Sul, vai melhorar a competitividade do mercado de produtos agropecuários e minerais. A comissão para acompanhar esse projeto, por sua vez, é importante porque nós deputados representamos a população que tem o direito de entender e acompanhar os desdobramentos do projeto”.


O corredor bioceânico é um dos projetos da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Constitui-se de aproximadamente 4 mil km de estradas que atravessarão o continente sul-americano no sentido leste-oeste, a partir, do Porto de Santos, cortando a Bolívia  e chegando aos portos chilenos Arica e Iquique.

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