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Política Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 15:56 - A | A

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015, 15h:56 - A | A

Ferrovia

Conforme estudos financeiros, malha oeste ferroviária pode ser reativada

Para que o plano seja colocado em prática, o aporte financeiro necessário será de R$ 1,9 bilhão

Bruna Vasconcelos
Capital News

Assessoria de Imprensa

Conforme estudos financeiros, malha oeste ferroviária pode ser reativada

Reunião foi realizada entre governador e membros da bancada federal e deputados estaduais

O governador Reinaldo Azambuja convidou membros da bancada federal e deputados estaduais para a reunião na manhã desta segunda-feira (14). No encontro, foi apresentado o primeiro estudo de viabilidade econômica da malha oeste, operada pela Rumo All, que integra o ‘Pacto pelo Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul’.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Rumo ALL, a Ferroviária Oriental da Bolívia, a Ferrovia Tereza Cristina e a Transfesa se reuniram, juntamente com especialistas em logística durante o estudo.


O documento mostra que para o plano ser colocado em prática, o aporte financeiro será de R$ 1,9 bilhão. A elaboração do material apresentado nesta reunião contou com a ajuda do ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain, empresa especializada em estudos logísticos.


A grande maioria das locomotivas e dos vagões ainda é dos anos 60 e 70. Conforme a empresa, a avaliação realizada levou em consideração que a história da ferrovia começou há 100 anos, com a definição do traçado e a construção da infraestrutura que permanece até hoje.


“O risco de encerramento da ferrovia foi descartado, o estudo que resultou num conjunto de compromissos. Nós vamos ter um projeto para reativação da malha oeste da ferrovia.”, afirmou  Jaime Verruck, titular da Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

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Mario Arcenio Davalo 14/09/2015

Acredito nessa possibilidade; Governo Estadual em parceria com demais grupos interessados em investir, Mato Grosso do Sul agradece. Grande benefício de transporte não só para o sul mato-grossense e sim para todos que amam o nosso estado e prestigiam as nossas cultura, eventos e o próprio Pantanal. Valor agregado para o setor de turismo (custo benefício). Parabéns Governador pela iniciativa!

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