Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Domingo, 17 de Novembro de 2019, 08:48 - A | A

Domingo, 17 de Novembro de 2019, 08h:48 - A | A

Prisão em segunda instância

Delcídio diz que decisão do STF não foi apenas para liberdade de Lula

Segundo ex-senador, STF apenas resgatou entendimento que vale para todos da Constituição até 2009

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Evento PTB

Delcídio assumiu a presidêncua do PTB e pretende concorrer a governadoria

O ex-senador Delcídio do Amaral está de volta à vida política, agora como presidente do PTB em Mato Grosso do Sul. Entre especulações se estará na próxima disputa eleitoral, tentando a sucessão de Marquinhos Trad na prefeitura de Campo Grande ou se aguarda o pleito de 2022, voltando a disputar o cargo de governador, Delcído concedeu entrevista ao Capital News e falou sobre o ex-presidente Lula estar em liberdade, entre outros assuntos. Segundo ele, a decisão do STF sobre prisão ou não após a segunda instância não deve ser colocada como um caso direcionado exclusivamente à situação do líder petista.

 

Lula Livre

"A volta do ex-presidente Lula é que gerou esse questionamento com relação a decisão do STF. Não foi tomada em função do Lula, isso vale para qualquer pessoa, até porque tava na constituição", afirmou Delcídio ao comentar sobre o principal assunto político desde o último dia 8 de novembro, quando o ex-presidente deixou a sede da Polícia Federal, e Curitiba. 

 

Conforme o ex-senador, o "STF resgatou entendimento que prevaleceu até 2009, que existia com relação a prisão em segunda instância, depois que reinterpretaram o texto constitucional, mas se se você lê o texto ele é muito claro e considera a prisão só no transitado em julgado. Então a decisão foi correta".

 

PEC

Os parlamentares que devem tomar uma medida mais dura, pode "mudar a constituição por isso é que existe a Proposta de Emenda Constitucional para alterar o texto vigente na Constituição de 88". Que já foi sinalizada pelo presidente do STF.

 

Lula X Bolsonaro

"Com a soltura do ex-presidente Lula é claro que em função até dos posicionamentos que ele já tá assumindo, ele vai se colocar como grande líder de oposição e passa a existir uma oposição mais unida, pois  era uma oposição que estava muito desguarnecida, desarrumada nesses primeiros dez meses de governo", relata Delcídio. "Com a liberdade do ex-presidente Lula, ele passa a ser ou pelo menos vai tentar se colocar como o grande líder da oposição e polarizando com o presidente Bolsonaro", completa o ex-senador. 

 

Ao ser questionado sobre como vai ser o futuro com essas mudança, Delcídio acredita que é preciso trabalhar em um Projeto Nacional. "Vamos ver como é que as coisas caminham né a única ressalva que eu gostaria de fazer que acho que a gente tem que trabalhar por um projeto Nacional, então  essa polarização, esse ódio esse ranço e essa má educação no mundo não conduz a nada é só a gente destilando ódio", finaliza o Delcídio.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS