O senador Delcídio do Amaral (PT) mediará uma série de debates promovida pela Comissão de Infraestrutura do Senado. As discussões têm início nesta segunda-feira, 10 de agosto, em Brasília (DF), com o tema “Desafios Estratégicos Setoriais do Brasil 2009-2015”, às 18h (horário da capital federal).
De acordo com a agenda definida semana passada pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor(PTB-DF), vão ser discutidas questões relacionadas à energia, entre elas a demanda do Paraguai relativa à hidrelétrica Itaipu binacional.
São treze encontros em agosto e setembro, com a participação de empresários, parlamentares, autoridades, técnicos do governo e da iniciativa privada, para discutir e propor
soluções para os problemas que dificultam o desenvolvimento do país.
“Nos próximos dois meses vamos reunir no Senado gente que entende de energia, estradas, portos, aeroportos, logística, entre outros temas. São profissionais que, com certeza, têm muito a contribuir com sugestões para melhorar a infraestrutura do Brasil, o que é fundamental para que o país possa crescer, produzir e gerar empregos em índices compatíveis com as necessidades da população”, esclarece o senador, via sua assessoria de imprensa.
Itaipu
Sobre a primeira discussão, em relação à hidrelétrica Itaipu (que pertence tanto ao Brasil quanto ao Paraguai), Delcídio, novamente por intermédio de sua assessoria, afirma que “a ideia é comercializar no mercado livre brasileiro – centros comerciais e distribuidoras de eletricidade – a energia não consumida pelo Paraguai, advinda da otimização dos principais cursos d’água em Itaipu”.