O deputado estadual Coronel David (sem partido), presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, representada pela Subsecretária Senhora Luciana Azambuja Roca realizará, nesta terça-feira (8), uma live alusiva a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio".
O parlamentar e ex-comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é responsável pela criação da Cartilha POP que humaniza atendimento às vítimas; procedimento é referência nacional.
O evento terá participação de autoridades ligadas à Segurança Pública do Estado e será transmitido ao vivo por meio da página do Facebook do parlamentar. Conforme o Coronel David, o objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, além de divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção às vítimas.
De acordo com a assessoria, os procedimentos criados pelo Coronel foram reconhecidos e hoje são utilizados em outros estados do país. Eles também serviram de inspiração para a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado criar um protocolo sobre esse tipo de atendimento.
“Esse manual serviu de base para que Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e até mesmo a perícia fizessem o POP feminicídio, o Procedimento Operacional Padrão que dispõe sobre o primeiro atendimento a mulheres em situação de violência”, detalha a titular da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.
O Coronel David é defensor intransigente das políticas de defesa da mulher. “Combater à violência contra as mulheres e os crimes de feminicídio é um dever de todos nós”, diz.
Evento - A live idealizada pelo parlamentar será realizada no dia 8 de junho de 2021, às 14 horas, no Plenário “Deputado Júlio Maia” do Palácio Guaicurus, Campo Grande – MS, com transmissão ao vivo da rádio e TV Assembleia, através da plataforma Zoom.
Além do Coronel David e da subsecretária Luciana Azambuja, participarão do evento: o titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Marcos Paulo Gimenez, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Hugo Djan Leite, diretor do Instituto de Criminalística, Emerson Lopes dos Reis, diretor-geral do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), Marcos Takeshita, delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Rozeman Geise Rodrigues de Paula e a deputada estadual Mara Caseiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar.