Na primeira reunião da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em 2021, realizado na última segunda-feira (21), três deputados do Estado assumiram cargos em diferentes secretarias temáticas. O grupo é presidido por outro parlamentar sul-mato-grossense, o deputado Lidio Lopes (PATRI/MS).
Segundo a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), onde aconteceu o evento, além de dar posse aos novos membros das secretarias, a reunião teve como objetivo a estruturação do planejamento das ações neste ano.
Na abertura da reunião, o presidente da Unale destacou a importância das secretarias temáticas.
“Vamos, através das secretarias, sugerir ações para os parlamentares atuarem em seus Estados. As secretarias nos possibilitam debater assuntos e temas importantes não só na região, mas a nível nacional”, disse Lidio Lopes. “Por meio das secretarias, podemos promover debates em termos de impactos locais e os desdobramentos de leis federais nos Estados”, acrescentou.
As secretarias temáticas contarão com o trabalho de três parlamentares de Mato Grosso do Sul: Barbosinha (DEM), Renato Câmara (MDB) e Capitão Contar (PSL).
Barbosinha assumiu a presidência da Secretaria de Segurança, Renato Câmara tomou posse como vice-presidente de Assuntos Legislativos da Secretaria de Agricultura e o Capitão Contar é o novo vice-presidente de Assuntos Políticos da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo.
“É a oportunidade de acompanhar o andamento de projetos específicos sobre assuntos de interesse da pasta junto ao Congresso Nacional, integrando ideias e projetos apresentados por parlamentares em todos os estados brasileiros”, afirmou o deputado Barbosinha.
Em suas redes sociais, o deputado Renato Câmara comemorou sua posse. "Estou confiante que ampliarei nossos debates na esfera federal ajudando a solucionar problemáticas apresentadas nas frentes parlamentares da suinocultura, do leite, da avicultura, da regularização fundiária e de recursos hídricos", disse o deputado.
Novas secretarias
Como parte das deliberações, foram criadas duas novas pastas na entidade: a Secretaria de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas e a Secretaria de Doenças Raras. Assim, a Unale tem, agora, 12 secretarias temáticas.
O presidente da Unale também sugeriu a criação da Frente em Defesa da Assistência Social.
O encontro contou com a participação de 33 parlamentares de todo o País, dos quais 21 estiveram no evento presencialmente.
O presidente Lidio Lopes declarou ainda, durante o evento, que estão abertas as inscrições para sediar a 25ª Conferência Nacional da Unale. A Casa Legislativa que estiver interessada terá até o dia 23 de março para inscrever seus projetos.