Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 11:34 - A | A

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020, 11h:34 - A | A

Debate

Deputados discutem decisão polêmica da Funai

Órgão decide não abastecer terras indígenas ainda não demarcadas em Mato Grosso do Sul

Norton Soares
Capital News

Luciana Nassar/ ALEMS

Deputados discutem decisão polêmica da Funai

Deputado estadual Cabo Almi (PT)

Situação de índios que vivem em áreas não demarcadas virou pauta na última sessão ordinária dos deputados estaduais, antes do Carnaval. Segundo o deputado Cabo Almi (PT), existe uma ordem superior, da Funai [Fundação Nacional do Índio], para que não haja o abastecimento em terras ainda não demarcadas em Mato Grosso do Sul.

Almi ainda lamenta o tratamento do Governo Federal a indígenas que vivem em áreas não demarcadas. Participando de uma reunião na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para discutir a suspensão das cestas básicas, o deputado afirmou que não foi permitido o abastecimento para terras não demarcadas.

“Os alimentos irão apodrecer. O que nos preocupa são as crianças e idosos. Uma ONG [Organização não Governamental] do Rio de Janeiro está fazendo doação de alimentos para socorrer essas famílias”, completou Almi.       

Luciana Nassar/ ALEMS

Deputados discutem decisão polêmica da Funai

Pedro Kemp defendeu manter artigos aos índios na Constituição

 

Segundo o deputado Pedro Kemp (PT), que também usou a tribuna para falar do assunto, a decisão da Funai seria uma crueldade. “ A segurança alimentar é direito de todos. Considero vergonhoso o Governo Federal assistir uma ONG trazendo uma carreta para distribuir alimentos aos índios”, finalizou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS