Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, 09:12 - A | A

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, 09h:12 - A | A

Assembleia

Deputados discutem dois vetos nesta sessão ordinária

Vetos foram proferidos pelo governador Reinaldo Azambuja

Norton Soares
Capital News

Luciana Nassar/ ALEMS

Dois vetos serão discutidos nesta sessão ordinária da Assembleia

Sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Deputados analisam dois vetos totais do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante a sessão ordinária desta terça-feira (18). Votados em discussão única, os vetos são referentes aos Projetos de Lei 15/2019 e 148/2019, de autorias dos deputados Evander Vendramini (PP) e Capitão Contar (PSL).

 

Primeiro será discutido o veto total do Projeto de Lei 15/2019 que proíbe que as instituições financeiras ofertem ou celebrem “qualquer tipo de contrato de operação de crédito com aposentados e pensionistas por meio de comunicação telefônica”. Segundo a justificativa, nesta proposta “o legislador invade a competência privativa da União ao restringir relações jurídicas entre particulares, uma vez que esta atribuição está inserida na competência privativa da União”.

 

Por último, o veto total que o governador fez do Projeto de Lei 148/2019 deve ser apreciado. A proposta “institui a Semana de Combate à Violência Obstétrica, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul”. A justificativa dada pelo Executivo é com “razões de natureza material”, pois o Ministério da Saúde considera a expressão “violência obstétrica” inadequada, por “não agregar valor e prejudicar a busca de cuidado humanizado”.

 

Enquanto o veto ao Projeto de Lei 15/2019 recebeu da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) parecer favorável de maioria para sua manutenção. O veto do PL 148/2019 teve maioria para rejeição.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS