Campo Grande 00:00:00 Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Política Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018, 08:34 - A | A

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2018, 08h:34 - A | A

REIVINDICAÇÃO

Deputados e Conselheiros debatem mudanças no Regimento do TCE-MS

Prefeitos e ex-prefeitos do estado reivindicam mudanças nos prazos de cobrança

Flávio Veras
Capital News

ALMS/Cedida

Deputados e Conselheiros debatem mudanças no Regimento do TCE-MS

Par os parlamentares o saldo da reunião foi positivo

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se reuniram com Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) na tarde da última quarta-feira (5) para debater a possibilidade de alterações no Regimento Interno do órgão. O encontro foi motivado após uma reunião na Casa de Leis com prefeitos e ex-prefeitos do Estado, que reivindicavam uma mudança na legislação referente à aplicação de multas aos administradores no âmbito municipal. A principal queixa dos gestores diz respeito ao prazo para envio das prestações de contas do município ao TCE-MS. 

 

Os representantes da Assembléia Legislativa do estado foram os deputados Junior Mochi (MDB), Barbosinha (DEM), Amarildo Cruz e João Grandão (PT). Por parte do TCE-MS participaram os Conselheiros Waldir Neves Barbosa, Ronaldo Chadid, Iran Coelho das Neves, Márcio Monteiro e Osmar Domingues. 

 

Para Mochi, que preside o Poder Legislativo, a reunião teve saldo positivo. "Pudemos explicar aos Conselheiros que a notificação do Tribunal deve ser feita de forma pessoal aos prefeitos, o que evitaria a imposição de multas por envios intempestivos posteriormente. O segundo aspecto tratado nessa reunião versa sobre a responsabilidade solidária dos agentes envolvidos. Isso, apesar de já ser abordado na Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda não é sedimentado no Regimento Interno do TCE. Dessa forma, o prefeito poderá indicar um secretário, por exemplo, como ordenador de despesas, que passa a ser solidário no pagamento das multas aplicadas, às quais devem ser proporcionais ao dano ocasionado.", declarou o deputado. 

 

 

Barbosinha e Amarildo Cruz também comentaram a discussão. "A resposta que obtivemos dos Conselheiros demonstra disposição por parte do TCE, pois disseram entender o pleito dos prefeitos, concordando que os pontos levantados são objeto de deliberação interna do órgão", disse o deputado o petista. "Foi um encontro satisfatório, pois os pontos levantados pelos prefeitos são sensíveis também ao Tribunal, bem como já adotados na prática em alguns casos", finalizou Barbosinha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS