Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 08:51 - A | A

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 08h:51 - A | A

Ordem do Dia

Deputados votam três projetos e um veto na sessão desta quinta

Sessão Ordinária da Assembleia tem início às 9h e será transmitida pela internet, rádio e TV

Flávio Veras
Campo Grande

 

TV Assembleia

Deputados votam três projetos e um veto na sessão desta quinta

As votações podem ser acompanhadas ao vivo pelos canais de comunicação da ALEMS

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) devem votar três projetos de lei e um veto parcial do Executivo nesta quinta-feira (13). Apreciação do vet irá discutir o Projeto de Lei 22/2020, de autoria do deputado Neno Razuk (PTB), que tem o objetivo de assegurar ao consumidor contratante de serviço público o direito de incluir o nome de seu cônjuge ou companheiro como adicional na fatura mensal de consumo. 

 

Segundo justificativa enviada pelo Poder Executivo, os dispositivos contrariam a Constituição Estadual, o que ocasiona impedimentos de ordem formal, material e de técnica. O parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foi favorável, por unanimidade, à manutenção do veto.

 

O Projeto de Lei 80/2020, do deputado Barbosinha (DEM), institui denominação histórica aos batalhões, esquadrão, companhias independentes e escolas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado Evander Vendramini (PP), o Projeto de Decreto Legislativo 54/2020 pretende declarar o carnaval de Corumbá patrimônio imaterial, histórico, artístico e cultural do Estado. As duas propostas receberam pareceres favoráveis por unanimidade da CCJR.

 

1ª discussão

 

O Projeto de Lei 125/2020, do Poder Executivo, altera a redação do inciso I do art. 2º da Lei 5.245, de 13 de agosto de 2018 - que institui o Sistema Estadual de Juventude do Estado de Mato Grosso do Sul, cria o Fundo Estadual de Juventude e dá outras providências.

 

A atual redação do dispositivo prevê que a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania compõe o Sistema Estadual de Juventude. Em razão de restruturação administrativa que reorganizou a Estrutura Básica do Poder Executivo, a referida Secretaria foi extinta e suas competências foram atribuídas à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. A proposta de alteração da lei recebeu parecer favorável por unanimidade da CCJR.

 

A sessão ordinária acontece de maneira remota, a partir das 9h, e é transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS,  YouTube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS