Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Política Quinta-feira, 14 de Julho de 2011, 15:56 - A | A

Quinta-feira, 14 de Julho de 2011, 15h:56 - A | A

Dilma vai estudar renegociação da dívida estadual

Wendell Reis - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O governador André Puccinelli (PMDB) saiu satisfeito com os resultados positivos da audiência com a presidenta Dilma Rousseff (PT) realizada nesta manhã (14) em Brasília. Puccinelli entregou a “Carta de Campo Grande”, com as principais reivindicações de todos os governadores do Centro-Oeste.

“A presidenta mostrou-se sensível às nossas reivindicações, determinou estudos imediatos para encaminhar as questões mais importantes e demonstrou que será sempre uma parceira importante do nosso desenvolvimento”, declarou o governador ao sair da audiência de uma hora e meia com a presidenta e os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa; de Goiás, Marconi Perillo; e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

A renegociação da dívida foi o tema com encaminhamento mais concreto. A presidenta solicitou que o ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, estude uma solução para a redução dos índices de comprometimento da receita dos Estados. O governador pede que a dívida comprometa apenas 9% da receita do Estado e não 15%, como ocorre atualmente.

O governador confidenciou que a presidenta demonstrou interesse em atender, principalmente, os pontos comuns aos governadores, como acontece com a dívida. A presidenta também teria se comprometido a apoiar a divisão igualitária dos recursos do petróleo no pré-sal entre os estados, regulamentação do e-commerce, permitindo o partilhamento das receitas entre os Estados e o apoio à convalidação dos incentivos fiscais concedidos pelos Estados para a atração de indústrias.

Segundo o governador, a presidenta demonstrou conhecimento e sensibilidade, dizendo que acompanha de perto os estudos e projetos, principalmente os relacionados à ferrovia ligando Maracaju, Dourados, Mundo Novo, Cascavel (PR) e o porto de Paranaguá (PR). “Foi um encontro positivo sob todos os aspectos. Mato Grosso do Sul faz sua parte no esforço de desenvolver o Brasil e o apoio do governo federal está se concretizando a partir de encontros como esse para garantirmos novas conquistas e mais progresso para todos”, disse o governador.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS