Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025


Política Terça-feira, 23 de Junho de 2020, 09:03 - A | A

Terça-feira, 23 de Junho de 2020, 09h:03 - A | A

Gestão

Dourados precisa recuperar receita do ICMS, afirma Deputado

Da Redação
Capital News

ALEMS

Barbosinha pede ação do Procon para fiscalizar preço da cesta básica em MS

Deputado Barbosinha preocupado com a cidade de Dourados

Dourados, apesar de uma iniciativa privada pujante que investe e gera empregos, vem perdendo índice de participação no ICMS estadual, uma das principais fontes de receita da Prefeitura Municipal. “Dourados é a segunda cidade do Estado e temos que correr atrás do que é nosso”, afirma via assessoria o deputado Barbosinha (DEM), pré-candidato a prefeito, ressaltando que Dourados já recebeu mais de 7% (7,0434 em 2015) do ICMS dos municípios e hoje tem pouco menos de 5%(4,9491 em 2020).


A diferença representa um prejuízo da ordem de R$ 40 milhões por ano. O deputado afirma que “está faltando gestão, organização, planejamento e conhecimento para brigar pelos direitos da nossa população”, e dá como exemplo outros municípios, como Corumbá que tem um orçamento equivalente à metade de Dourados e um índice de participação que é praticamente o dobro.

Barbosinha assinala que é preciso corrigir essa distorção que contribui para aumentar o desequilíbrio nas finanças que vem tirando a capacidade de investimento da Prefeitura douradense.

“Sem dinheiro no caixa, qualquer promessa de melhoria será pura enganação”, adverte o parlamentar, afirmando que “temos que mexer na gestão: gastar menos e arrecadar mais. E não adianta tentar tirar do lombo do contribuinte. Ninguém aguenta mais pagar impostos”.

Para Barbosinha, não se justifica tecnicamente Dourados ter perda no índice de ICMS, porque o município tem uma iniciativa privada pujante, que investe e gera empregos, tendo se destacado em 2019 nas estatísticas do Ministério do Trabalho (Caged) no Estado, pelas contratações formais, ou seja, com carteira assinada.

O parlamentar assinala que tem alguma coisa errada na formação do índice de ICMS de Dourados e que compete à administração municipal brigar para corrigir a falha. Ele lembra que os 79 municípios concorrem para receber a maior parte dos 25% da receita de ICMS.

Ele pontua que sabe como fazer, já fez como prefeito, como presidente da Sanesul e Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública. E está pronto para brigar pelas finanças de Dourados, de forma a poder recuperar a saúde, melhorar a educação, levar infraestrutura para os bairros e atender as demais demandas da comunidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS