A Câmara Municipal de Dourados irá sediar neste sábado (26), o 7º Encontro Regional do Pensando MS que irá reunir as principais lideranças do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O encontro começa a partir das 8h30.
Segundo o deputado federal Reinaldo Azambuja, coordenador do projeto, afirmou que o município é um importante polo de desenvolvimento. Reinaldo lembrou que a região precisa de apoio estatal para solucionar gargalos que funcionam como entrave ao desenvolvimento.
O deputado citou problemas na logística, pela falta, por exemplo, de investimento em ferrovias. “Se houver investimento, a Grande Dourados tende a se transformar num grande polo industrial. Tem um enorme potencial, mas precisa de apoio”, acrescentou o tucano.
O presidente do PSDB-MS, deputado estadual Marcio Monteiro, também destacou a importância econômica de Dourados no âmbito estadual. “A segunda maior cidade do Estado, com uma economia pujante, mas que hoje vai além do agronegócio, por estar se tornando um polo educacional universitário”, disse Monteiro.
Com o segundo maior PIB do Estado, R$ 4,3 bilhões, Dourados, bem como a região, destaca-se no agronegócio, com enfoque na produção de grãos. Por exemplo, quanto ao milho, a região conta com quatro municípios entre os oito maiores produtores de MS: Dourados é o terceiro, mas também figuram na lista Rio Brilhante (6°), Itaporã (7°) e Caarapó (8°).
Outro exemplo, quanto à cana-de-açúcar a região tem o maior produtor, Rio Brilhante, além de Dourados (3° maior produtor) e Caarapó, o oitavo maior produtor de MS.
No âmbito do Pensando MS, a Grande Dourados compreende os seguintes municípios: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.
No 7° Encontro Regional em Dourados, Azambuja vai apresentar os dados da região, mas também vai mencionar algumas informações acumuladas ao longo de um ano de projeto. O Pensando MS consiste em ouvir a população de todas as regiões do Estado buscando levantar os problemas prioritários na busca de soluções regionalizadas.
Ao final dos nove encontros regionais previstos, o PSDB vai formular um projeto de governo tendo em vista as eleições de 2014. Em Mato Grosso do Sul, o PSDB terá candidato na eleição majoritária: ou disputará o Senado ou o governo do Estado, a depender das alianças partidárias. Em qualquer dos dois cenários, Reinaldo Azambuja é pré-candidato.
Depois de Dourados, estão previstos ainda os encontros regionais do Bolsão, em Três Lagoas, e da Região Central do Estado, em Campo Grande, ambos em maio.