A construção do Aquário do Pantanal, obra emblemática do MS Forte para Campo Grande, já consumiu R$ 11.926.776,63 representando 14% do total previsto de R$ 84,7 milhões a serem pagos até outubro de 2013, quando a obra deverá estar concluída.
Os dados foram levantados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) que divulgou mais relatório da auditoria da obra, como parte do programa “Obras em Fiscalização”.
O quinto relatório produzido pela equipe da Assessoria de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE/MS está disponível no site www.tce.ms.gov.br, com informações sobre a auditoria e imagens do estágio atual da obra.
O relatório revela que no período de 25/04 a 10/11 foram realizadas 07 medições pela equipe do TCE/MS.
Conforme o TCE, as informações serão periodicamente atualizados, sempre que forem realizadas inspeções na obra, de forma que a população possa acompanhar o andamento do empreendimento.
Segundo ele a fiscalização será mensal e está sendo feita com base em um manual técnico para padronizar procedimentos.
O relatório revela ainda que nos mês de novembro encontravam-se trabalhando na obra 149 funcionários entre mestres de obras, pedreiros, carpinteiros e outros.
A área técnica conta com quatro engenheiros e dois engenheiros de segurança no trabalho. Na obra existem ainda 18 equipamentos sendo utilizados, como gruas, retro escavadeiras e caminhões basculantes.
Essa é a primeira auditoria do programa especial de acompanhamento de obras, denominado “Obra em Fiscalização” que, entre outras inovações, permitirá à população acompanhar pela internet a evolução das obras públicas fiscalizadas pela Corte de Contas.
Para ter acesso às fotos e informações sobre a obra o interessado deve selecionar a opção “obra em fiscalização”, localizada no menu “serviços e consultas” do site do TCE /MS e escolher a opção “detalhes”.
(Com informações da assessoria do TCE-MS)