Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 08:59 - A | A

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 08h:59 - A | A

ALEMS

Escolas passarão a resgatar o civismo e a cidadania

As escolas terão de cultivar e estimular o desenvolvimento do sentimento de nacionalidade

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

MS vai aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

Escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da Educação Básica do País

 

Nesta quinta-feira (17) o Diário Oficial do Estado oficializou o projeto de Lei 5.414, que cria  ações de resgate ao civismo, da cidadania e do sentimento de nacionalidade na Educação Básica de Mato Grosso do Sul. 

 

De autoria do Capitão Contar (PSL) a nova norma da Educação Básica deverá ser fundamentada nos seguintes princípios constitucionais: soberania, cidadania, independência nacional e construção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária.

 

As escolas terão de cultivar e estimular o desenvolvimento do sentimento de nacionalidade, o culto e o respeito aos símbolos nacionais, mediante as práticas de hasteamento e canto dos hinos nacional e estadual. Os atos cívicos poderão ser realizados ao menos uma vez por semana, sendo obrigatórios em dias festivos e solenidades.

 

Os hinos deverão ser executados na forma de sua letra e música original. Os alunos cantarão o hino à bandeira pelo menos uma vez por ano, na data de 19 de novembro. O Poder Executivo poderá incluir no conteúdo programático o estudo de temas que desenvolvam noções de organização política do Estado, civismo, ética, moral e cidadania.

 

Na oportunidade, também foi sancionada a Lei 5.412, do deputado João Henrique (PL), que modifica o anexo referente ao dia 11 de outubro, do Calendário Oficial de Eventos do Estado, passando a utilizar o termo criação e não mais divisão do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS