Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 11:42 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 11h:42 - A | A

Aprovado

Fábio Trad aprova projeto que concede isenção de IPI de carros a deficientes auditivos

Relator na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, parlamentar aprova projeto e dá sequência aos trâmites.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Deputado Fábio Trad destaca que redução do crime passa por fortalecimento das polícias

Relator na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, parlamentar aprova projeto e dá sequência aos trâmites.

No Brasil existe aproximadamente 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo considerado 5% da população, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além de suas limitações sensoriais, os portadores de deficiência auditiva tem de enfrentar a discriminação da legislação, que não lhes concede benefícios fiscais garantidos a portadores de outras deficiências.

 

Porém, estes cidadãos podem garantir o direito à isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis para uso no transporte autônomo de passageiros em breve.

 

O Projeto de Lei 7443/17, que acrescenta a palavra “auditiva” ao rol de deficiências mencionadas na Lei (8.989/95) que gozam da renúncia fiscal, foi aprovado nesta quarta-feira (26) pelo relator Fábio Trad na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

 

Conforme o relator, a proposição é oportuna pois está em conformidade com o direito constitucional da isonomia, equidade e dignidade da pessoa humana.

 

O deputado federal Fábio Trad, aponta que, “Não é justo o tratamento diferenciado aos deficientes na legislação, a distinção desarrazoada entre pessoas que encontram-se na mesma situação. Isso, inclusive, tem motivado diversas ações judiciais, inclusive Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal por omissão parcial da Procuradoria Geral da República, uma vez que é dever do Estado o cumprimento do princípio da proteção às pessoas com deficiência”, conclui.

 

Nesta quinta-feira (27), o projeto, do ex-deputado Evandro Roman (PSD-PR), foi protocolado na Comissão de Finanças e Tributação e, caso aprovado, segue para a Comissão de Constituição Justiça e de Cidadania (CCJC), onde o deputado Fábio Trad também atuará por sua aprovação.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS