O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, participou nesta segunda-feira (6) de audiência pública para debater o traçado do ramal ferroviário da Estrada de Ferro (EF) 267. O evento foi realizado na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e reuniu 11 prefeitos de municípios que serão contemplados direta e indiretamente com a medida.
O encontro integra o processo oficial de tomada de subsídios para colher contribuições e informações que serão acrescentadas aos estudos feitos para a definição final do traçado. A audiência foi promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa de Projetos e Logística (EPL), e pelo mandato do deputado federal Geraldo Resende.
Nova Andradina é um dos sete municípios contemplados. O projeto da EF 267 prevê ainda a passagem do traçado por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Angélica, Deodápolis e Dourados. O Governo Federal, segundo a ANTT, espera dar início ao processo de licitação já no ano que vem. A previsão é de que até 2019 vagões e máquinas já estejam trafegando pela estrada de ferro.
O prefeito Roberto Hashioka destacou a amplitude do projeto e elencou benefícios aos municípios localizados próximos àqueles que receberão o traçado. “Existe um dado em todo esse levantamento que está sendo feito que aponta que o ganho se estende a um raio de 150 quilômetros. Não só os municípios contemplados, mas também os demais vão ser beneficiados com a vinda desta ferrovia”, detalhou o gestor.
De acordo com o chefe do Executivo de Nova Andradina, o projeto prevê um traçado de 659 quilômetros por 19 municípios brasileiros, sendo 12 no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. A ferrovia irá ligar a cidade de Estrela D’Oeste (SP) a Panorama (SP), próximo ao Rio Paraná, percorrendo os referidos municípios sul-mato-grossenses.
“Temos que destacar também o fato de que o descongestionamento da malha viária, com essa alternativa no escoamento, proporciona uma relação custo-benefício imensa, e também a integração socioeconômica dos municípios do Estado”, acrescentou o prefeito Roberto Hashioka ao ressaltar a participação de autoridades políticas e da sociedade civil nos debates sobre a implantação da ferrovia em Mato Grosso do Sul.
Na mesma linha, a Câmara de Vereadores de Nova Andradina promove nesta quinta-feira (9) audiência pública para reforçar as discussões sobre o projeto. Com o tema “Nova Andradina e o Vale do Ivinhema querem ferrovias”, o evento será realizado no plenário Sidney Sanches, a partir das 19h. (Fonte: Prefeitura de Nova Andradina)