O deputado Giroto (PR) solicitou ao Ministério dos Transportes o empenho (procedimento contábil que antecede a liberação) de R$ 25 milhões para a obra do contorno Ferroviário de Três Lagoas. O valor está previsto no Orçamento Geral da União de 2011, de acordo com dados da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. O parlamentar também pediu o repasse de R$ 5,399 milhões, referentes ao trabalho já executado, que estão inscritos no restos a pagar de anos anteriores. “Este é o valor da terceira parcela da obra”, enfatizou Giroto.
Ainda de acordo com o deputado, “estes recursos são essenciais para conclusão da obra, que vai beneficiar o transporte da produção do município pelo sistema ferroviário, que tem custo menor e oferece benefícios ambientais maiores em relação ao transporte rodoviário.
Também o contorno terá papel fundamental na interligação das linhas férreas existentes em Mato Grosso do Sul com as do resto do país”, destacou Giroto em reunião com Mauro Barbosa, chefe de gabinete do ministro dos Transportes Alfredo Nascimento.
O contorno ferroviário é uma parceria do Governo do Estado com a União, por intermédio do Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além de investir valor referente à contrapartida de 15% do custo, o Governo do Estado participou da elaboração do plano de trabalho.