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Política Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011, 14:10 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011, 14h:10 - A | A

Giroto tenta driblar corte de Chinaglia a emenda de R$ 2,5 bilhões para Ferroeste

Valdelice Bonifácio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O deputado federal Edson Giroto (PMDB) busca R$ 2,5 bilhões necessários à construção de 1,2 mil quilômetros de trilhos da Ferroeste.

Na tarde desta quinta-feira, dia 22, o parlamentar apresentou emenda ao relatório geral do Orçamento Geral da União de 2012 para garantir o dinheiro.

A ferrovia vai interligar Mato Grosso do Sul aos estados da Região Sul do país e a portos marítimos que possibilitam a exportação da produção agropecuária sul-mato-grossense.

O objetivo de Giroto é recompor o pleito de sua autoria, já aprovado na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, no mês passado.

O relator do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), reduziu o valor da emenda de Giroto de R$ 2,5 bilhões para R$ 60 milhões.

“Agora, peço ao Chinaglia que mantenha os R$ 2,5 bilhões, já que esse é o dinheiro necessário para execução da obra. Os R$ 60 milhões são importantes, mas suficiente apenas para o início da obra, precisamos de mais dinheiro para execução de toda extensão da Ferroeste”, enfatizou Giroto.

A emenda do parlamentar sul-mato-grossense garante a Construção da Ferrovia EF-484 – Ferroeste, com a finalidade de interligar estados produtores de grãos do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), bem como fazer a integração da ferrovia com a Hidrovia Tietê- Paraná.

Outro ponto favorável é que a linha férrea vai aliviar o tráfego intenso da BR-163, principal rota de caminhões e carretas que transportam a produção agrícola da Região Centro-Oeste para os portos no Oceano Atlântico.

Giroto explicou que a Ferroeste se interligará com a Ferrovia Norte-Sul, que corta o Brasil. Por esses trilhos serão transportados soja em grão, farelo de soja, óleo de soja, milho, cimento, adubos, fertilizantes, trigo, cargas frigoríficas e açúcar.

O ramal que atende Mato Grosso do Sul vai sair do município de Cascavel, Paraná, seguirá até Guaíra (PR), com 170 quilômetros, às margens do Rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Do município de Mundo Novo (MS) seguirá para a cidade de Maracaju (MS), passando por Dourados (MS), num percurso de mais de 270 quilômetros. Para isso, será construída uma ponte ferroviária unindo Guaíra (PR) a Mundo Novo (MS), sobre o Rio Paraná.

(Com informações da assessoria de imprensa)

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