Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019, 08:07 - A | A

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019, 08h:07 - A | A

Reforma

Governador envia proposta para igualar previdência estadual e federal

Azambuja se antecipa à PEC que está sendo analisada no Congresso Nacional

Elaine Silva
Capital News

Portal do MS

Reinaldo

Governador disse que proposta não tem inovações e exclui policias e bombeiros

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) enviou à Assembleia Legislativa, na segunda-feira (25), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para igualar as regras previdenciárias dos servidores públicos estaduais às normas federais. “Sem nenhuma inovação”, garantiu ele

 

Segundo Azambuja, o objetivo é dar aos servidores do Estado o mesmo tratamento atribuído aos funcionários da União, quanto às regras de concessão de aposentadoria e de pensão por morte, por serem todos eles vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

 

Na mensagem enviada ao Legislativo, o governador salientou que a PEC busca a sustentabilidade do sistema previdenciário de MS e a garantia de que os atuais e futuros benefícios sejam pagos a aposentados e pensionistas. Conforme a assessoria já a equipe econômica do Governo esclareceu que os atuais aposentados e pensionistas não terão suas concessões afetadas, nem aqueles com direito adquirido por já terem preenchidos os requisitos legais.

 

A proposta ajusta a idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e 62 para mulheres, diminuindo aposentadorias precoces, já que a expectativa de vida no Centro-Oeste é de 83 anos; promove mudanças nas regras de pensão; limita acúmulo de benefícios; torna o RPPS responsável pelo custeio de aposentadorias e pensões; e reduz o déficit previdenciário. A estimativa de economia do Governo é de R$ 10,6 bilhões em 20 anos – mesmo valor da receita corrente líquida de 2019.

 

Policiais militares e bombeiros também estão excluídos da proposta, uma vez que tramita no Congresso Nacional projeto de lei que trata sobre essas carreiras.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS