Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024



Política Quarta-feira, 19 de Maio de 2021, 16:28 - A | A

Quarta-feira, 19 de Maio de 2021, 16h:28 - A | A

Bilateral

Governador firma parceria com Embaixada dos Estados Unidos

O acordo formalizado já existe na prática e agora será ampliado

Laryssa Maier
Capital News

Chico Ribeiro

Governador firma parceria com Embaixada dos Estados Unidos

Assinatura de termo de cooperação com embaixador dos Estados Unidos

Nesta quarta-feira (19), no gabinete da Governadoria, com a presença do embaixador dos Estados Unidos, Todd Crawford Chapman. O governador Reinaldo Azambuja assinou um termo de cooperação técnico com a Embaixada dos Estados Unidos, na área de segurança pública, para troca de informações no serviço de inteligência, banco de dados e até treinamento dos servidores, para qualificar e ampliar o combate a criminalidade.

 

O acordo formalizado já existe na prática e agora será ampliado, com a troca de informações na área de inteligência, que vai subsidiar futuras ações da segurança pública. 

 

“Este termo de acordo na área de segurança é o início de um trabalho conjunto, que já vem acontecendo entre as duas partes e agora se fortalece, porque teremos a oportunidade de treinarmos nossos policiais nos Estados Unidos, tendo esta troca de experiência extremamente saudável”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

 

Ainda ponderou que as parcerias podem se estender para outras áreas, como saúde, educação, economia e desenvolvimento sustentável. “Conversamos com o embaixador e ele quer construir um protocolo de intenções em diferentes setores”, disse.

 

O embaixador elogiou o trabalho de destaque do Estado na segurança pública. “Fizemos este acordo para troca de informações, com treinamento na área e já conversamos na possibilidade de expandir a parceria, já que Mato Grosso do Sul tem um trabalho forte e destaque no setor e região de fronteira, no combate ao crime organizado”.

 

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, apresentou ao embaixador o projeto do "Estado do carbono neutro", que visa reduzir e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, com meta até 2030. Ele destacou que vários programas foram realizados desde 2015, com esta finalidade de desenvolvimento sustentável.

 

De acordo com a assessoria, participaram também da agenda o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck; o secretário de Segurança, Antônio Carlos Videira; o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa; além do presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison de Araújo e o diretor-tesoureiro da Famasul, Marcelo Bertoni.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS