Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Política Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016, 08:05 - A | A

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016, 08h:05 - A | A

Governo

Governador pleiteia retomada de obras Federais no Estado

Em documento entregue a Maurício Quintella, o governador incluiu os aeroportos de Três Lagoas e Bonito como prioridades

Juliana Brum
Capital News

Deurico/Capital News

Reinaldo Azambuja

Reinaldo Azambuja entrega documento a ministro durante evento em Três Lagoas

 

Governador aproveita solenidade de inauguração da ponte Rio Paraná, em Três Lagoas e  cobrou, de forma explícita, a intervenção direta do governo federal na retomada da ferrovia Malha Oeste e a duplicação das BR-262 (Campo Grande-Três Lagoas) e BR-267 (Nova Alvorada-Bataguassu ao  ministro dos Transportes, Portos e Viação Civil, Maurício Quintella Lessa.

 

Reinaldo também pediu ao ministro a revisão do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, lançado em 2012, que contemplaria oito municípios do Estado. Estavam previstas obras de ampliação e adequação dos aeroportos de Dourados, Bonito, Corumbá e Três Lagoas, para o recebimento de aeronaves de maior porte, e a construção de terminais aéreos regionais em Coxim, Costa Rica, Nova Andradina e Naviraí. Com os cortes orçamentários, apenas Dourados foi mantido no programa para 2017 com aporte de R$ 40 milhões.

 

Em documento entregue a Maurício Quintella, o governador incluiu os aeroportos de Três Lagoas e Bonito como prioridades e ouviu do ministro a confirmação de inclusão dos dois municípios na segunda fase do programa, a ser executada ainda no próximo ano. Reinaldo relatou as dificuldades operacionais nos dois aeroportos para atender a crescente demanda de passageiros e cargas, citando o crescimento acelerado da região de Três Lagoas e o aumento do fluxo turístico em Bonito, um dos principais atrativos de ecoturismo brasileiro.

 

Reinaldo enfatiza, no documento ao ministro, que o Estado possui, além de Dourados, “demanda emergencial de modo a sustentar seu desenvolvimento econômico, tanto em novos empreendimentos, como em atividades turísticas”. O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional previa investimentos de R$ 250 milhões no Estado. A secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) já vem alinhavando procedimentos no sentido de agilizar o licenciamento ambiental das obras previstas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS