Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021, 11:58 - A | A

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021, 11h:58 - A | A

Premiação Internacional

Governo comemora premiação internacional do Ilumina Pantanal

Projeto pretende levar energia para mais de 2mil famílias até 2022

Silvio Ferreira
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

Governo comemora premiação internacional do Ilumina Pantanal

A chegada energia elétrica é a realização de um sonho para famílias que vivem no Pantanal.

 

O governador Reinaldo Azambuja comemorou premiação internacional recebida pelo projeto Ilumina Pantanal - que pretende levar energia elétrica por meio de placas solares a 2.090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário e  Aquidauana, Porto Murtinho e Coxim, Miranda e Rio Verde, até o mês de abril de 2022. 

 

O Ilumina Pantanal foi como o grande vencedor da premiação internacional Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: "Projeto Solar Internacional e/ou de Armazenamento do Ano) em Birmingham, na Inglaterra, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year. No mesmo dia em que o Ilumina Pantanal, que concorreu com iniciativas do mundo todo, a Energisa entregou o milésimo sistema de placas solares para geração de energia para uma família do Pantanal.

Chico Ribeiro-Portal do MS

Governo comemora premiação internacional do Ilumina Pantanal

Azambuja: "Temos o melhor projeto de sustentabilidade de energia solar do mundo e acima de tudo de cunho social"

 

 

"É um orgulho para todos os sul-mato-grossenses, que temos o melhor projeto de sustentabilidade de energia solar do mundo", destacou o governador na noite de quarta-feira (24), durante a abertura da Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), no Centro de Eventos Bosque Expo. 

 

Azambuja acrescentou: "É uma iniciativa que melhora a qualidade de vida de mulheres e homens pantaneiros. Nós estamos montando a base número mil e estou muito feliz com esta grande notícia. Um projeto sustentável e acima de tudo de cunho social".

 

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricutura Familiar (Semagro), o Projeto Ilumina Pantanal foi concebido em 2015, em discussão do Governo do Estado com a Energisa sobre a universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal. 

 

Verruck lembrou que “O projeto evoluiu em sua base tecnológica e buscamos os recursos necessários junto ao governo federal”. A ideia foi viabilizada por meio de parceria com o governo federal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Energisa. 

 

“Hoje ele está inserido no conceito do programa Estado Carbono Neutro, que apresentamos na COP 26, pois traz uma fonte de energia limpa e renovável que já está proporcionando um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira”.

 

Neste mês de novembro, o Ilumina Pantanal também foi apresentado no Brazilian Industry Day, evento realizado pela Confederação Nacional Indústria (CNI) na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS