Foi divulgada nesta quarta-feira (5), a segunda pesquisa Ibope para a Presidência da República em 2018, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo. O levantamento já excluí o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve sua candidatura barrada pelo TSE na última semana.
De acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial, seguido por Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT) que estão empatados. Em seguida, aparece o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em relação à pesquisa anterior, Bolsonaro que tinha 20% na primeira rodada, oscila positivamente dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais e tem hoje 22%; Marina Silva segue com 12% das intenções de voto, mesmo percentual de Ciro Gomes, que cresce 3 pontos (antes tinha 9%). Geraldo Alckmin também tem oscilação positiva de 2 pontos percentuais e vai de 7% para 9%.
Em relação à uma possível troca de Lula por Fernando Haddad no PT, o novo candidato que apresentava 4% na pesquisa espontânea, hoje tem 6% na estimulada.
João Amoêdo, do NOVO, foi de 1% para 3% das menções; Álvaro Dias (PODE) segue com 3% das intenções de voto; Henrique Meirelles (MDB) oscila de 1% para 2% das citações. Os candidatos Guilherme Boulos, do PSOL, Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) mantêm 1% das intenções de voto. Eymael (DC) e Cabo Daciolo (PATRI), que tinham 1% na primeira rodada, são mencionados, mas não alcançam esse percentual no atual levantamento. Brancos e nulos caem de 29% para 21% e os entrevistados que não sabem ou não respondem oscilam negativamente de 9% para 7%.
Sobre a pesquisa
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 2002 eleitores de todas as regiões do país
Quando a pesquisa foi feita: 1º a 3 de setembro
Registro no TSE: BR‐05003/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.