Campo Grande Segunda-feira, 13 de Maio de 2024


Política Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021, 17:54 - A | A

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021, 17h:54 - A | A

Investimento

Investimento em saneamento básico é assegurar saúde diz Deputado

Coronel Davi também afirma que melhora a qualidade de vida às famílias de MS

Laryssa Maier
Capital News

ALEMS

Coronel David quer adicional de 100% para profissionais de saúde do SUS

Coronel David

Ao afirmar que R$ 3,8 bilhões a serem investidos nos próximos anos no saneamento básico  representam mais que uma cifra e sim a garantia de saúde e melhor qualidade de vida à população de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Coronel David (sem partido), demonstrou a abrangência do ato de assinatura do contrato da PPP (Parceria Público-Privada) da Sanesul com a empresa Aegea, na solenidade desta sexta-feira (5), com a visão de futuro do Governo do Estado. 

 

"Quando se busca parceria com recurso privado, aquilo que o governo teria dentro do orçamento para fazer investimentos poderá ser aplicado em outras áreas", afirma o deputado. 

 

De acordo com a assessoria o Coronel David complementa que, com esses investimentos, grande parte dos municípios vão ter o saneamento básico e o esgotamento sanitário, que é tão primordial para a saúde da população. 

 

A Organização Mundial de Saúde destaca a importância do investimento em saneamento básico. Isso porque de acordo com a OMS, a cada 1 real investido em saneamento, são economizados quatro no sistema de saúde pública. Com a PPP, Mato Grosso do Sul conseguirá cumprir o compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) e poderá universalizar o saneamento em 10 anos. 

 

Parceria- De acordo com o governo do Estado, o próximo passo será a transição de 90 dias para que os sistemas de esgotamento sanitário sejam transferidos da Sanesul à empresa privada.

 

O contrato feito na modalidade de concessão administrativa, a Aegea vai gerir o serviço por um prazo de 30 anos, sendo que a universalização da coleta e tratamento do esgoto nos 68 municípios onde a Sanesul atua deve ser feita nos primeiros 10 anos de gestão (até 2031).

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS