Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Novembro de 2024



Política Segunda-feira, 02 de Março de 2020, 09:53 - A | A

Segunda-feira, 02 de Março de 2020, 09h:53 - A | A

Política

Janela partidária promete agitar cenário político em março

Vereadores podem mudar de partido sem sofrer punição; prazo vai até o dia 3 de abril

Hélder Rafael
Capital News

Divulgação/ Assemosul

Multas da Justiça Eleitoral podem ser quitadas online

Vista do prédio do TRE-MS

Vereadores que pretendem disputar a reeleição ou a prefeitura este ano podem mudar de partido sem nenhuma punição da legenda, a partir da próxima quinta-feira (5). É a chamada janela partidária, em que os políticos buscam mais recursos e apoio para as campanhas.

 

Pelo calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abertura da janela partidária termina em 3 de abril, seis meses antes do pleito. 

 

As movimentações pela troca de legenda já começaram. Na semana passada, durante anúncio do PSD de busca de pré-candidatos a prefeito e vereador, o presidente regional da sigla Nelsinho Trad convidou detentores de mandato a migrar para o partido. Já na Câmara Municipal de Campo Grande, vereadores como André Salineiro (PSDB) dizem que irão mudar de legenda para buscar a reeleição. O destino provável é o DEM. Especula-se que oito dos 29 vereadores da Capital podem mudar de sigla na janela partidária.

 

Já no dia 4 de abril, todos os partidos que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo TSE. No mesmo mês, o tribunal vai lançar campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

 

O primeiro turno das eleições será realizado em 4 de outubro, e o segundo turno, no dia 25.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS