Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) poderão ter local diferenciado dentro de sala de aula, caso projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (28) seja aprovado.
Se aprovada, a nova lei assegurará direito ao aluno com TDAH a realizar atividades de avaliação e provas em local diferenciado com auxílio de professor especializado “e com maior tempo para a sua realização”. Para garantir o atendimento, os pais ou responsáveis deverão apresentar laudo médico comprovando o transtorno, emitido por médico especialista em neurologia ou psiquiatria.
A proposta de autoria do deputado Barbosinha (DEM) obriga escolas públicas e privadasde Mato Grosso do Sul a disponibilizarem assentos na primeira fila a esses alunos, assegurando um “posicionamento afastado de janelas, cartazes e outros elementos possíveis potenciais de distração”.
E ainda as escolas das redes públicas e privadas deverão prover adaptações curriculares com recursos didáticos diferenciados e adequados a esses alunos. “A proposta advém da necessidade de auxílio às crianças com TDAH e se aprovada vai contribuir para o aumento do aproveitamento escolar dos alunos que sofrem com esse transtorno”, justificou o deputado Barbosinha. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Luis 06/10/2019
Já foi feita uma emenda complementar para inserir a dislexia
Luis Henrique 03/09/2019
Sim! Fui eu que pedi a lei e realmente ela pode ser melhorada. Preciso de famílias para engrossar o pedido que está na ccj Senão faz igual a do senado: trava
MARIZUR ROCHA KONIG 29/08/2019
Está lei assim que aprovada pode ser inseŕida uma emenda aonde seje colocada outras comorbidades já que o tdah nem sempre está sozinho. Também deve se ter conhecimento da cartilha da inclusão escolar pois nela está especificado cada comorbidade e como o professor tem que colocar em sala de aula.
3 comentários