Arquivo/Portal do MS
Trecho de 100 quilômetros vai de Alto Caracol até a cidade pantaneira de Porto Murtinho, na fronteira com Carmelo Peralta, onde será construída uma nova ponte sobre o Rio Paraguai.
A Superintendência regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) abriu licitação para execução dos projetos básicos e executivos de engenharia e também para execução das obras de restauração e adequação de 101 quilômetros da BR-267, entre Alto Caracol e Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, trecho nacional do Corredor Bioceânico.
Ponte na fronteira
Sobre o rio Paraguai será construída a ponte entre a cidade pantaneira sul-mato-grossense e a paraguaia Carmelo Peralta, pelo consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, com início previsto para o próximo ano. O valor do contrato é de 616.386.755,744 guaranis, o que equivale a 89,5 milhões de dólares na cotação atual, pagos pela Itaipu Binacional.
Depois, o corredor Bioceânico segue pelo país vizinho, cruza o Norte da Argentina, até chegar ao Chile, nas cidades portuárias de Antofagasta e Iquique, no Oceano Pacífico. Lá, os exportadores brasileiros terão as portas abertas para o embarque da produção para os mercados da Ásia e Oceania.
Previsão
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, entre as obras que serão licitadas estão a revitalização completa da pavimentação asfáltica do trecho de 101 quilômetros da rodovia, a implantação de acostamento com 2,5 metros nos dois lados e ainda 15 quilômetros de terceira faixa nos pontos de serra. Além disso estão previstas melhorias nas intersecções e em locais de visibilidade comprometida. A empresa ou consórcio vencedor terá prazo de 3 anos para concluir tanto os projetos como as obras físicas.
Lote 4
A BR-267 atravessa Mato Grosso do Sul no sentido Leste-Oeste, desde a divisa com São Paulo, em Bataguassu, até Porto Murtinho, por mais de 670 quilômetros. Atualmente, a rodovia liga o principal pólo agrícola de Mato Grosso do Sul (a região da Grande Dourados) com os portos de São Paulo. No projeto de revitalização, a Superintendência do DNIT dividiu a rodovia em quatro lotes. O trecho que está sendo licitado agora, corresponde ao Lote 4. O próximo trecho que deve receber melhorias vai de Jardim até o Alto Caracol, num total de 145 quilômetros. O governo federal também está implantando 13,10 quilômetros de asfalto no contorno da cidade de Porto Murtinho até o local em que será construída a nova ponte sobre o Rio Paraguai.
Modelo de licitação
A Superintendência do DNIT vai promover a licitação pelo modelo RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada) em que se contrata tanto os projetos quanto a execução da obra. Segundo o DNIT, o modelo agiliza o processo e evita futuras adequações no projeto, tendo em vista que a mesma empresa que irá executar, fará o planejamento já dentro do que considera viável tecnicamente.
As propostas serão abertas dia 19 de dezembro e, não sendo interposto recurso, o contrato com a empresa ou consórcio selecionado pode ser assinado até o fim do ano.