Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 25 de Maio de 2020, 08:07 - A | A

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020, 08h:07 - A | A

Eleições 2020

Luís Roberto Barroso assume a presidência do TSE nesta segunda-feira

Novo vice-presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, também será empossado

Hélder Rafael
Capital News

TSE

Ministro Luís Roberto Barroso

Ministro Luís Roberto Barroso

Os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin tomarão posse como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (25). A nova gestão comandará o Tribunal até fevereiro de 2022, quando se encerrará o segundo biênio do ministro Barroso como membro da Corte Eleitoral.

 

As próximas eleições municipais serão conduzidas pelo novo presidente, que também ficará responsável pelos preparativos das próximas Eleições Gerais, considerando que o planejamento de um pleito começa quando o outro termina.

 

Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso passou a integrar o TSE como ministro substituto em setembro de 2014. Seu primeiro biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral começou em 27 de fevereiro de 2018. Naquele mesmo ano, em agosto, foi eleito vice-presidente do TSE.

 

Barroso é natural da cidade de Vassouras (RJ). É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS