Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 18 de Maio de 2020, 11:29 - A | A

Segunda-feira, 18 de Maio de 2020, 11h:29 - A | A

Legislativo

Marçal Filho alerta para abuso de crianças no período de isolamento social

Familiares e vizinhos podem ajudar a combater abusos, diz deputado estadual

Hélder Rafael
Capital News

ALEMS

Marçal Filho alerta para abuso de crianças no período de isolamento social

Marçal Filho alerta para abuso de crianças no período de isolamento social

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) alerta para os casos de violência sexual e maus-tratos contra crianças e adolescentes durante o período de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus. A maioria dos casos de violência ocorre no ambiente familiar.

 

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, o deputado chama a atenção para o Maio Laranja, mês de conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Mato Grosso do Sul é um dos estados com mais registro de estupros contra menores.

 

Crimes como negligência, ameaça e violência psicológica também são preocupantes. Marçal Filho alerta que, quando as crianças e os adolescentes moram com pessoas violentas ou que usam da violência por causa de uma dependência química, por exemplo, o estresse causado pelo isolamento pode motivar novas agressões verbais e físicas.

 

Por isso, ele alerta familiares, vizinhos estar atento à mudança de comportamento das crianças e adolescentes diante de evidências de abuso durante o isolamento social. E ressalta que as denúncias devem ser feitas na polícia e que não há necessidade de comprovação para que seja aberta uma investigação sobre o caso.

 

"A sociedade precisa estar atenta a qualquer mudança de comportamento da criança ou do adolescente, principalmente agora, que elas estão mais tempo em casa com os agressores e, ainda por cima, não tenham para quem denunciar caso sejam vítimas de violência, porque estão afastados da escola e sem receber visitas de familiares e amigos", alerta o parlamentar.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS