O secretário de Habitação de Cuiabá, João Emanuel Moreira Lima esteve reunido com o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun para uma reunião de troca de experiência. Esse encontro aconteceu na Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (SEHAC) na tarde desta segunda-feira (17)
O motivo do encontro entre os secretários foram os projetos Buriti Lagoa e Sóter implantados em Campo Grande. Segundo João Emanuel a prefeitura de Cuiabá irá implantar um projeto semelhante e por essa razão ele veio até a Capital saber como se deu o processo de revitalização e recuperação dessas áreas bem como a regularização fundiária.
“Sou daqueles que não preciso reinventar a roda. Por isso, procurei o secretário de Habitação, Carlos Marun para que pudesse saber mais sobre as dificuldades para a implantação dos projetos. Ter conhecimento de tudo o que aconteceu aqui em Campo Grande para que não tenhamos que passar pelas mesmas dificuldades para implantar o nosso projeto em Cuiabá”
Projeto Buriti Lagoa - Reuniu um conjunto de 15 obras urbanas e sociais que foram planejadas e construídas de forma integrada, com o objetivo de promover, valorizar, gerar renda e criar oportunidades para as famílias beneficiadas. Financiado pelo Programa Habitar Brasil BID, promoveu a melhoria habitacional e regularização fundiária para 414 famílias, e construiu 350 unidades habitacionais para população de baixa renda sem qualificação profissional, que vivia nas margens dos Córregos Buriti e Lagoa e embaixo da linha de alta tensão, na Região do Lagoa.
O Buriti Lagoa Atingiu diretamente 764 famílias (3.056 pessoas – fonte pesquisa censitária social HBB/EMHA/2001) e indiretamente toda a população da Região, mais de 91.000 pessoas (fonte PLANURB/2001).
Recebeu o Prêmio Selo de Mérito Nacional pela Associação Brasileira de COHABs – ABC, em 2003 e o Prêmio Melhores Práticas da Caixa Econômica Federal em Gestão Local no ano de 2005, como uma das 10 Melhores Experiências em Habitação no Brasil. Foi indicado para representar o Brasil no Prêmio Internacional da Organização das Nações Unidas - ONU em 2006, em Dubai nos Emirados Árabes.
Projeto Sóter - financiado pelo Fundo para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata – FONPLATA, reuniu os componentes de recuperação ambiental, infraestrutura
urbana e reassentamento populacional e desenvolvimento social.
Suas principais obras foram: Remoção da população que vivia nas margens dos Córregos Sóter e Pindaré; Implantação do Loteamento Social com rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, rede de energia elétrica, iluminação pública e pavimentação asfáltica; Construção de casas de alvenaria de tijolos, com área de 45,56 m2, com instalações elétricas e hidrosanitárias completas, cobertura com telhas cerâmicas; Reforma e ampliação do Centro de Múltiplas Atividades; Desenvolvimento do projeto de Participação Comunitária; Construção de um parque municipal para atividades de lazer e de educação ambiental na nascente do córrego Sóter; Implantação de um parque linear ao logo do córrego Sóter; Desenvolvimento do projeto de Educação Sanitária e Ambiental; Pavimentação asfáltica e rede de drenagem; Implantação de vias para circulação de veículos; Implantação de ciclovia; Rede de energia elétrica; Rede de esgotamento e sanitário.
Recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2003 da Associação Brasileira de COHABs – ABC pelas ações desenvolvidas no componente Reassentamento Populacional.
Esses projetos foram realizados na gestão de André Puccinelli quando esteve à frente da Prefeitura de Campo Grande e Marun ocupava o cargo de diretor-presidente da Empresa Municipal de Habitação – EMHA.
O secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun passou algumas informações e disponibilizou equipes técnicas para ajudarem no processo de implantação do projeto em Cuiabá. “Temos trabalhado no intuito de colaborar no processo para a diminuição do déficit habitacional em todo o território nacional. Esse trabalho vem sendo realizado através do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, instituição da qual sou presidente. Se temos a oportunidade de ajudar Cuiabá nesse intento, coloquei-me a disposição para auxiliá-los”, finalizou.
Acompanharam a reunião a Assistente Social, Marilê Ferreira e a Coordenadora de Ação Social, Sheila Moraes, ambas da Secretaria Municipal de Habitação de Cuiabá.