Reprodução/Facebook
Máscaras para profissionais estão garantidas para três meses, diz secretário José Mauro Filho (à esq.)
O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, participou de uma live nesta quarta-feira (29) para falar das estratégias da prefeitura de Campo Grande para combater a pandemia do novo coronavírus. Entre elas, está a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde.
Segundo José Mauro Filho, a maior dificuldade era obter máscaras cirúrgicas, mas a situação está sob controle.
"Graças a Deus estamos recebendo doações de várias entidades. E com essa compra emergencial que a gente fez, vamos ter tranquilidade para os próximos três meses, com relação a máscaras", disse.
A transmissão ao vivo foi mediada pelos vereadores Eduardo Romero e Dr. Lívio, membros da Comissão Especial em apoio ao Combate a Covid-19.
Os vereadores Delegado Wellington e Cida Amaral reforçaram o uso de máscaras pela população e a manutenção do distanciamento social, como formas de evitar o contágio pela doença. As medidas contam com o apoio do secretário de saúde.
"É muito importante que a população procure se habituar a usar máscara, mas ela deve ser bem utilizada. Pode ser de pano para a população. 80% dos casos não têm sintomas ou serão sintomas leves, por isso a importância da máscara e de evitar o contato social nesse momento", disse José Mauro Filho.
O secretário também foi questionado sobre o chamamento de aprovados em concurso de 2016 na área de Vigilância Sanitária. O prazo da convocação se encerra em julho, e a preocupação é com o reforço das barreiras sanitárias em Campo Grande. José Mauro Filho passou a palavra à superintendente de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Veruska Lahdo.
"Está sendo feito um estudo, alguns fiscais já foram chamados e a gente está fazendo levantamento dos outros aprovados, dentro do limite de vagas disponíveis", disse.