Mato Grosso do Sul tem três escolas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares, do Ministério da Educação. Campo Grande contará com duas unidades: as escolas estaduais Elpídio Ferreira Dias e Marçal de Souza. A terceira unidade será a escola municipal José de Souza Damy, em Corumbá.
A lista com 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal foi divulgada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo Twitter pessoal do ministro. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambas com cinco escolas.
A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. Haverá projetos em Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Tocantins, Acre, Amapá, Roraima, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Policiais e bombeiros militares foram capacitados para trabalhar nas escolas. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições.
O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.