Projetos ferroviários de Mato Grosso do Sul – novos traçados ferroviários e o Contorno Ferroviário de Três lagoas – terão prioridade no Ministério dos Transportes.
A afirmação teria partido do ministro Paulo Passos segundo relato do deputado federal Giroto (PR/MS).
O parlamentar esteve com o ministro na presença do secretário de Planejamento e de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Carlos Menezes .
Passos garantiu que haverá a liberação de R$ 30 milhões para conclusão da BR-359 – entre Alcinópolis e a divisa com Goiás, bem como a liberação de recursos para duplicação e recuperação de outras rodovias.
Também ficou acertado que serão liberados R$ 7,2 milhões para o Contorno Ferroviário de Três Lagoas e também que será dado prioridade aos projetos em elaboração do novo traçado da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul.
No dia 18 de agosto, o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV).
Ficou acertado que a via férrea vai passar por Mato Grosso do Sul, cruzando os estados do Paraná e Santa Catarina, chegando ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Também há objetivo de levar a malha ferroviária até o município de Porto Murtinho. O estudo de viabilidade econômica está em andamento.
“O ministro deu apoio total aos projetos de Mato grosso do Sul, vai desencadear ações e reforçar as que estão em andamento. Também o ministro afirmou que vai estar na inauguração do Contorno Ferroviário de Três Lagoas” , destacou o deputado Giroto.
(Com informações da assessoria de imprensa)