Mato Grosso do Sul recebe nesta segunda-feira (23) os ministros da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti e do Turismo, Pedro Novais Lima. Os ministros vão participar, a convite do governador André Puccinelli, da solenidade de lançamento de ordem de serviço para o início da construção do Aquário do Pantanal, do Centro de Estudos e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira.
Eles também vão divulgar o turismo do Estado, assinar convênios de cerca de R$ 400 mil e entregar equipamentos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura regional. De acordo com agenda anunciada, pelo Ministério, o primeiro compromisso da ministra em MS será conhecer o Projeto Pacu Aquicultura, na fazenda Santa Rosa, localizada no município de Terenos, a 50 quilômetros da capital Campo Grande. O projeto conta com laboratórios, tanques de reprodução e engorda de peixes nativos do Pantanal sul-mato-grossense.
Atos
Em solenidade a ministra deve fazer a liberação de recursos para a Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Mato Grosso do Sul e a Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar (SECAF). A liberação é decorrente do edital de Assistência Técnica pra os Aquicultores do território da grande Dourados, cuja primeira parcela envolve R$ 228 mil.
Outra assinatura será de uma emenda parlamentar para o desenvolvimento da aquicultura, de interesse de diversas instituições e prefeituras.
Produção e Turismo
A pesca e setor pesqueiro de MS é um importante recurso do turismo local e do país. Assim está sendo visto de acordo com o governo federal, de modo especial e que deve ser aprimorado.
“O MS conta com importantes recursos hídricos, favoráveis a estas atividades, como o imponente rio Paraná e seus afluentes, e o rio Paraguai, a espinha dorsal do Pantanal, que possui em sua bacia os rios Apa e Taquari, temos que voltar às atenções e dar grande importância a esses atrativos da região”, falou ministro do Turismo.
Em 2009, o Mato Grosso do Sul produziu mais de 17 mil toneladas de pescado, sendo mais de dois terços através da aquicultura. Já no turismo, o Pantanal e Bonito estão sendo considerados importantes pontos nacionais de vinda de estrangeiros ao Brasil.