Na quinta-feira (10) os Secretários de Meio Ambiente de 18 estados participaram de reunião virtual para buscar estabelecer uma agenda mínima de atuação visando o cumprimento das metas do Acordo do Clima de Paris.
Mato Grosso do Sul é signatário da Carta do Clima e o governador Reinaldo Azambuja integra o Conselho de Governadores pelo Clima (CGC), organismo criado em outubro passado para integrar as políticas ambientais, sobretudo em relação à redução de poluentes na atmosfera.
De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, e o secretário adjunto Ricardo Senna, participaram dessa primeira reunião que serviu para instituir a Secretaria Executiva do Conselho. Também foi apresentada uma proposta de estrutura de governança para, a partir daí, alinhar as agendas ambientais em desenvolvimento nas unidades signatárias da aliança.
“Acreditamos que a agenda de sustentabilidade é uma agenda positiva de retomada econômica. Mato Grosso do Sul já tem seu programa Estado Carbono Neutro que tem meta de fazer a mitigação dos gases do efeito estufa e também buscar essa redução nas atividades econômicas. Portanto, já temos uma linha estratégica e a adesão a essa aliança é para que possamos conseguir apoio estrutural para que possamos avançar nesse sentido. É um passo importante que Mato Grosso do Sul dá nessa linha estratégica, uma agenda positiva, possível, que pode trazer grandes ganhos de mercado à economia sul-mato-grossense”, disse Verruck.
Como todos os secretários que integram o Conselho – representando os respectivos governadores, de acordo com a assessoria, também pertencem à Abema (Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente), ficou decidido que, primeiramente, será feito um alinhamento das agendas das duas entidades, que têm propósitos similares nessa questão do clima, e depois se avançará para uma definição de modelo de governança.