Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020, 09:26 - A | A

Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020, 09h:26 - A | A

Projeto de lei

Mudança nos critérios de triagem na coleta de sangue será votada

Proposta visa alterar a legislação para redução dos preconceitos

Elaine Silva
Capital News

Luciana Nassar/ALEMS

Mudança nos critérios de triagem na coleta de sangue será votada

Deputado João Henrique

O projeto de lei 184/2019, do deputado João Henrique (PL), que muda os critérios usados na triagem para coleta de sangue em Mato Grosso do Sul, será votado em segunda discussão nesta quinta-feira (6).

A proposta visa alterar a legislação e, assim, reduzir preconceitos, conforme a assessoria. O projeto determina que, na triagem clínica do doador para a coleta de sangue, sejam adotados critérios baseados em evidências científicas. “Não será permitido, na triagem clínica do doador, qualquer tipo de exclusão de doadores ou o preconceito pela etnia, cor, gênero, orientação sexual ou qualquer outro pretexto discriminatório”, acrescenta a proposta.

Mudança na legislação é necessária devido à “afronta ao direito fundamental da igualdade e em razão do desrespeito ao direito da dignidade da pessoa humana que estão ocorrendo na triagem clínica dos doadores, quando da coleta do sangue, seus componentes e derivados, em todo o território nacional”. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção do governador Reinaldo Azambuja.  


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS