Campo Grande Domingo, 19 de Maio de 2024



Política Terça-feira, 07 de Outubro de 2008, 12:18 - A | A

Terça-feira, 07 de Outubro de 2008, 12h:18 - A | A

Murilo não fará parcerias com Ari Artuzi

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Murilo Zauith, vice-governador de Mato Grosso do Sul, que também foi candidato pelo DEM a prefeitura de Dourados nas eleições desse ano, declarou que não fará parcerias com Ari Artuzi (PDT), que foi eleito prefeito do município.

Zauith diz que o futuro prefeito que cumpra suas promessas e ainda o compara a um polêmico imperador Romano. “Se Roma teve Nero, Dourados vai ter o Artuzi”, afirma ele. Além disso, ele afirma que as pessoas temerão o futuro da cidade.

Quem foi Nero?

Nero até hoje é uma das figuras históricas mais polêmicas de todos os tempos. Nos cinco primeiros anos de seu governo, Nero mostrou-se um bom administrador. Mas nas guerras de expansão, ele demonstrou pouco interesse. De acordo com os historiadores da antiguidade, empreendeu apenas algumas incursões militares na região da atual Armênia.

Suas decisões políticas, militares e econômicas eram fortemente influenciadas por algumas figuras próximas. Entre elas, podemos citar sua mãe, Agripina, e seu tutor, Lucio Sêneca.

O que mais marcou a história de Nero foi o caso do incêndio que destruiu parte da cidade de Roma, no ano de 64. Acredita-se ainda que o imperador ficou cantando e tocando lira enquanto a cidade queimava. E tinha esperança de reconstruí-la com esplendor.

Além deste episódio, outros colaboraram para a fama de imperador. No ano de 55, Nero matou o filho do ex-imperador Cláudio. Em 59, ordenou o assassinato de sua mãe Agripina. Nero instalou um regime de terror e procurou continuar nas graças dos muito pobres, fazendo constantes doações de grandes quantidades de trigo.

Nero se suicidou em Roma, no dia 6 de junho de 68, colocando fim a dinastia Julio-Claudiana. (O Progresso)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS