Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025


Política Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 17:57 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 17h:57 - A | A

Nelsinho promete verba carimbada para saúde municipal

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Nelsinho Trad, prometeu destinar verba carimbada para todos os municípios investirem exclusivamente na saúde. "Vou chamar os prefeitos, com o secretário de saúde ao lado e ouvir de cada um qual é a demanda na saúde e vou instituir uma verba carimbada do governo do Estado por meio de um convênio para o prefeito fazer aquilo que for apontado como prioritário", disse Nelsinho em Naviraí (distante 370 km de Campo Grande), durante reunião política na noite de terça-feira (26).

Nelsinho explicou que "se não tiver verba carimbada da saúde, como tem da educação por meio do Fundeb , no qual cada aluno matriculado recebe um percentual, recursos que são investidos na educação, fica difícil enfrentar os problemas. A verba carimbada da saúde tem que vir do projeto de lei que institui 10% da receita liquida bruta, o que dá em torno de 45 bilhões de reais".

Segundo Nelsinho, hoje o governo federal não repassa nem R$ 3 bilhões para a saúde e isso pesa nas costas de prefeitos e governadores. "Mesmo assim, teve ano que investi 33% na saúde em Campo Grande", afirmou.

Para o candidato, a assinatura dos convênio para o repasse de verba carimbada, será uma maneira de forçar o prefeito a priorizar a saúde. "Não vai ficar só no discurso. O dinheiro não poderá ser usado em outra finalidade, como no recapeamento de avenidas, por exemplo. Não vai poder porque a Assembleia Legislativa vai aprovar o projeto e só vai poder aplicar única e exclusivamente na demanda apresentada pelo prefeito".


Participaram do lançamento da candidatura de Gean Volpato os deputados estaduais Junior Mochi (presidente regional do PMDB) e Mara Caseiro, que buscam a reeleição; os candidatos a deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (ex-presidente da Sanesul), o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Ronaldo Botelho, vereadores, secretários municipais,empresários, apoiadores dos candidatos e convidados.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS