Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 29 de Maio de 2020, 11:10 - A | A

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020, 11h:10 - A | A

Brasília

Nelsinho Trad discute com chanceler adesão do Brasil a grupo de pesquisas sobre Covid

Governo brasileiro deve decidir na próxima semana se adere aos esforços liderados pela OMS

Hélder Rafael
Capital News

Divulgação

Nelsinho Trad discute com chanceler adesão do Brasil a grupo de pesquisas sobre Covid

Nelsinho Trad discute com chanceler adesão do Brasil a grupo de pesquisas sobre Covid

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) reuniu-se esta semana com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para tratar da inserção do Brasil na aliança global que visa acelerar o desenvolvimento de vacina, tratamentos e testes contra o Covid-19, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

 

No próximo dia 2 de junho, será realizada reunião interministerial para tratar da possível adesão do Brasil ao projeto. 

 

“Falei ao ministro sobre a minha preocupação quanto ao Brasil estar excluído de quaisquer pesquisas e avanços científicos que possam levar à vacina e medicamentos contra o Covid-19. Neste caso, se for feita alguma descoberta, poderemos ser os últimos da fila a ter acesso. Por isso, fiquei muito satisfeito com o retorno do Itamaraty", afirmou o senador sul-mato-grossense. 

 

De acordo com o parlamentar, ao longo das últimas décadas, o Brasil se consagrou como um dos principais promotores das discussões de acesso a medicamentos e agora não está sentado à mesa. 

 

“Estados Unidos, Brasil, Rússia e Índia ainda não aderiram e já, no primeiro evento, no início deste mês, foram arrecadados cerca de R$ 45 bilhões para desenvolver ferramentas de combate ao novo coronavírus em tempo, escala e acesso recordes. A participação na iniciativa global é voluntária e a oportunidade para entrar continua aberta”, completou Nelsinho. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS