Divulgação/Sen.Nelson Trad Filho
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson, e o senador Nelson Trad Filho.
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) promoveu uma reunião virtual nesta sexta-feira (26), em que foi anunciada a criação de uma Frente Parlamentar Internacional sobre a Rota Bioceânica, que terá por objetivo dialogar sobre o projeto, debater demandas e propor soluções para o projeto.
Divulgação/Sen.Nelson Trad Filho
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson, e o senador Nelson Trad Filho, apresentaram a proposta do grupo de trabalho para parlamentares brasileiros e paraguaios, argentinos e chilenos.
Além do senador, a reunião que contou com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, João Carlos Parkinson, participaram da primeira reunião da frente desta manhã, que contou com membros do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e as senadoras de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Soraya Thronicke, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa e o deputado federal João Gurgel.
“Hoje estão aqui presentes parlamentares que são verdadeiros entusiastas e apoiadores do projeto que concretiza o corredor de integração latino-americana, que pretende conectar o Estado de Mato Grosso do Sul, do Brasil, a portos do Chile, atravessando o Paraguai e o norte da Argentina”, destacou o senador Nelsinho Trad. Entre os parlamentares estrangeiros, estava o senador argentino, Carlos Rosso, que agradeceu o convite para integrar o grupo de trabalho e parabenizou a iniciativa do senador sul-mato-grossense.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB) declarou total apoio à frente parlamentar. “Eu me coloco à disposição, o que vossa excelência precisar de apoio logístico em Mato Grosso do Sul, pode contar com a Assembleia legislativa, com o apoio nosso governador Reinaldo Azambuja [PSDB], e de todo o Governo do Estado. Desejo sucesso, e que a gente possa lançar [a pedra fundamental da ponte sobre o Rio Paraguai no próximo dia 13 de dezembro”, frisou Paulo Corrêa.
Comércio Exterior
Está prevista para o dia 13 de dezembro, o lançamento da pedra fundamental da ponte sobre o rio Paraguai - que ligará a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho (MS) à Carmelo Peralta, no Paraguai - que contará com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, além de muitas autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
A ponte será um dos mais importantes passos na concretização do projeto da Rota Bioceânica que encurtará em milhares de quilômetros as distâncias e custos de fretes para produtores e exportadores brasileiros que negociam com os mercados da Ásia e Oceania, via portos chilenos de Antofagasta e Iquique.
Potencial turístico internacional
A Rota também terá o potencial de criar uma rota de turismo internacional que interligará cenários tão ricos e distintos quanto o Pantanal de Mato Grosso do Sul e o Chaco paraguaio, a Cordilheira dos Andes, na Argentina, o deserto do Atacama, no Chile, e o