Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Política Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011, 09:39 - A | A

Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011, 09h:39 - A | A

Obras da fábrica da Petrobras em Três Lagoas começam em maio

Eduardo Penedo (www.capitalnews.com.br)

O governador André Puccinelli (PMDB) assinou a Licença de Instalação da fábrica de fertilizantes da Petrobras que será instalada em Três Lagoas e as obras da fábrica já podem ter início. Ela começará a funcionar em setembro de 2014, em Três Lagoas.

A diretora da área de Gás e Energia da Petrobras, Maria da Graça Silva Foster, disse que com a liberação dos documentos os trabalhos de terraplanagem já começam na primeira semana de maio.
A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) terá capacidade de produção de 1,210 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano. A fábrica será a maior unidade de fertilizantes da América Latina e vai duplicar a produção de uréia no país. Atualmente o Brasil importa 65% da uréia consumida no mercado interno.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a instalação da planta em Mato Grosso do Sul vem ao encontro das necessidades do setor agrícola e atrai novos empreendimentos para a região. “Já tem outros fabricantes interessados em produzir NPK [adubo utilizado na lavoura]”. A secretária ressalta que a capacidade técnica do executivo foi fator preponderante para a escolha do local de instalação da fábrica. “São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco queriam, mas nós tivemos o privilégio de tecnicamente ser o estado escolhido”, destacou Tereza Cristina.

Durante a construção, a obra vai gerar cerca de cinco mil empregos diretos e depois de pronta deve empregar de 500 a 600 trabalhadores. A Petrobras vai priorizar a contratação da mão de obra local, que deve ser capacitada para as necessidades do empreendimento por meio do Plano Nacional de Qualificação para a Indústria do Petróleo e Gás Natural (Promimp).

Para formação dos trabalhadores, a empresa conta com a parceria da prefeitura e do governo do Estado. “Quem se beneficia é a população de Mato Grosso do Sul, do Brasil e principalmente de Três Lagoas, que terá qualificação para o trabalho”, disse a prefeita do município, Márcia Moura, que esteve presente na reunião da Governadoria junto com a vice-governadora Simone Tebet, dos secretários de Meio Ambiente e Planejamento do Estado Carlos Alberto Menezes e da Fazenda Mário Sérgio Lorenzetto. Também participaram do encontro o deputado estadual Eduardo Rocha e o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago.

Licenciamento

De acordo com o secretário Carlos Alberto Menezes, o trabalho participativo das equipes do governo do Estado e Petrobras, desde o início das discussões, propiciou maior celeridade no andamento dos trâmites legais. O pedido de licença Prévia da fábrica de fertilizantes foi solicitado ao Imasul em 9 de agosto de 2010. Em 16 de setembro do mesmo ano, uma audiência pública foi realizada em Três Lagoas para discussão do projeto e no dia 18 de janeiro deste ano, a empresa apresentou pedido de Licença de Instalação ao órgão do governo estadual. “Todas as exigências técnicas e ambientais foram cumpridas”, ressalta Menezes.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS