Começa nesta quinta-feira (5) o prazo de abertura da janela partidária, período em que políticos eleitos podem mudar de sigla sem serem punidos com a perda de mandato, com vistas a concorrer às eleições municipais. E o PSD, partido do senador Nelson Trad Filho e do prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, partiu para a ofensiva na busca de vereadores e prefeitos, tanto na Capital como no interior do Estado.
Em Sidrolândia, a sigla buscou o prefeito Marcelo Ascoli, atualmente no PSL, para concorrer à reeleição via PSD. É a primeira migração acertada após o anúncio da direção estadual de que quer contar com 30 candidaturas majoritárias este ano. Outro nome anunciado, desta vez como pré-candidata do partido à prefeitura, é o da vereadora douradense Daniela Hall. Ela já foi presidente da Câmara de Dourados e agora é cogitada para concorrer com a atual prefeita Délia Razuk (PTB).
Na Capital, Marquinhos Trad é o virtual candidato do PSD à reeleição, por isso o foco será buscar nomes para integrar a chapa de vereadores. Valdir Gomes (PP) diz estar em negociações avançadas com o partido dos Trad. Otávio Trad, sobrinho do prefeito e atualmente vereador pelo PTB, é outro nome aguardado na sigla do tio.
A Câmara de Campo Grande, com 29 vereadores e praticamente todos buscando novo mandato nas urnas este ano, deverá ter mais mudanças ao longo do mês de março. Dharleng Campos (PP) foi convidada pelo ex-governador André Puccinelli para ingressar no MDB e deve aceitar o desafio. Já André Salineiro (PSDB) tem manifestado interesse em rumar para o DEM, do deputado estadual Barbosinha.
A janela partidária se estende até o dia 3 de abril.