Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 09:59 - A | A

Quarta-feira, 09 de Março de 2016, 09h:59 - A | A

Blindagem

Para salvar Lula da prisão, Dilma aceitaria oferecer ministério a ex-presidente, diz jornal

Proposta, inclusive, já teria sido levada a Lula, que até a noite de ontem ainda não havia respondido

Gilmar Lisboa
Capital News

Ricardo Stuckert/PR

Lula e Dilma Rousseff

Presidente estaria propensa a sacrificar um ministro para colocar Lula em seu lugar, afim de "blindar" o antecessor

A presidente Dilma Rousseff (PT) estaria propensa a oferecer um ministério ao ex-presidente Lula para evitar que ele possa ser preso na Lava Jato por uma decisão de Sergio Moro.


Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ministros do círculo próximo tanto da petista quanto de seu antecessor teriam entrado numa verdadeira operação nesta terça-feira (8) para convencê-lo a aceitar a oferta.


A coluna informa que, no centro do governo, há fortes temores de que a operação possa tentar levar Lula à prisão. Até o início da noite, antes portanto do jantar no Alvorada, Lula ainda resistia à ideia, relata a Painel.


A coluna também assinala que o desespero com os desdobramentos da Lava Jato e com a falta de perspectiva na economia é tão grande que surge no Congresso pressão para que Dilma convoque um conselho com representantes dos três Poderes, nos moldes do “Conselho da República”.


Previsto na Constituição, o colegiado incluiria Executivo, Legislativo e sociedade civil, mas não o Judiciário, o que, aos olhos do Congresso, é crucial para impor limites à Lava Jato, diz a Painel.


A coluna da Folha ressalta que congressistas avaliam que a condução coercitiva de Lula mostrou que estão todos vulneráveis.

 

A avaliação é que a “República está dormindo de sapatos” e que Dilma foi engolida pela Lava Jato. “Será melhor trocá-la”, defende um político, relata a coluna.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS