Sábado, 20 de Abril de 2024


Política Domingo, 11 de Outubro de 2020, 10:51 - A | A

Domingo, 11 de Outubro de 2020, 10h:51 - A | A

Eleição 2020

Praças e prédios históricos da capital podem ser revitalizados

Este é mais uma promessa do atual prefeito

Laryssa Maier
Capital News

O resgate e manutenção da história cultural de Campo Grande, através da revitalização de praças, prédios e monumentos históricos, está entre as metas previstas no Plano de Governo do prefeito Marquinhos Trad. 

 

A nova gestão de Marquinhos deve implantar um cronograma de fiscalização periódica dos bens tombados do Município e criar um plano de gestão de acervos artísticos, iconográficos, paisagísticos, documentais, bibliográficos, monumentais, entre outros.

 

De acordo com assessoria, entre as medidas a serem adotadas, está a adequação das instalações do Museu José Antônio Pereira, na região do Bairro Los Angeles, com medidas de prevenção a sinistros e proteção do patrimônio cultural.

 

Espaços históricos emblemáticos como a Praça Aquidauana, no Bairro Amambaí, e as praças do Rádio e Imigrantes, ambas na região central, serão revitalizados, assim como o Teatro Municipal José Otávio Guizo e a Escola Izauro Bento, no Distrito de Anhanduí. O Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA) terá nova sede.

 

Dentro do processo de resgate documental da história de Campo Grande, está prevista a digitalização de todos os documentos existentes no acervo da ARCA, que posteriormente poderão ser disponibilizados ao público em geral. A medida deve beneficiar estudantes e a classe acadêmica, sendo um vasto e único campo de pesquisa.

 

A instituição de um plano de captação de recursos para recuperação e preservação do patrimônio histórico-cultural e a ampliação do 'Projeto de Educação Patrimonial, de Inclusão, Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural' para todas as escolas municipais e outros públicos, também estão previstas dentro das metas para o setor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS