Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 15:28 - A | A

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020, 15h:28 - A | A

Coronavírus

Prefeitos de MS discutem com Simone Tebet socorro emergencial

Videoconferência será promovida pela Associação dos Municípios (Assomasul)

Hélder Rafael
Capital News

Reprodução

Senadora Simone Tebet no Roda Viva

Senadora Simone Tebet

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul vão discutir na próxima segunda-feira (27), por meio de videoconferência, um plano de enfrentamento ao Covid-19 (novo coronavírus). O encontro virtual contará com a participação da senadora Simone Tebet (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

 

A conferência terá início às 14 horas e será intermediada pelo presidente da Associação dos Municípios do Estado (Assomasul), Pedro Caravina. A entidade promove o debate.

 

De acordo com a programação, entre as pautas de interesse dos municípios está a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP 149/2019), que trata do socorro emergencial da União para estados e municípios.

 

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada, mas sofreu alterações e aumentou o impacto fiscal na União. Isso gerou críticas do governo federal e dividiu opinião entre os senadores, que irão votar o projeto.

 

Agora, os senadores querem definir uma ajuda emergencial para estados e municípios que seja de bom tamanho para o cofre do Executivo, mas que tenha contrapartidas dos entes.

 

“O socorro aprovado pela Câmara prevê que a União recomponha as perdas do ICMS e do ISS de estados e municípios ao longo de seis meses. O impacto estimado será de R$ 89,6 bilhões. O governo federal quer limitar a R$ 40 bilhões. A conta não fecha”, afirmou a senadora.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS