A Prefeitura de Campo Grande definiu uma série de procedimentos para prevenção ao coronavírus (Covid-19). Um decreto será publicado na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial. As medidas foram tomadas com base em diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Confira as medidas:
- Suspensão das aulas em escolas municipais do ensino fundamental e infantil - a partir do dia 18 de março com prazo de vigência de 15 dias, podendo ser prorrogado.
- Eventos governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração acima de 100 pessoas também devem ser suspensos ou adiados - a partir da publicação do decreto
- Eventos que possam ocorrer sem a presença de público, como campeonato de futebol, só poderão ser realizados com portões fechados
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destaca que as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença, mas reforça que o município está preparado.
“Não há motivo para pânico. Campo Grande possuí uma estrutura de saúde robusta, com dez unidades de urgência e 71 unidades básicas de saúde, que está preparada para enfrentar essa doença. Estamos agindo antecipadamente a fim de resguardar a saúde de nossa população, portanto tais medidas são necessárias”, disse.
Na última semana, foram anunciados 100 leitos de retaguarda para casos de dengue e Covid-19 junto ao Hospital do Pênfigo e o Hospital Regional Rosa Pedrossian, através de uma parceria com o Governo do Estado.
Casos confirmados
No sábado (14) foram confirmados os dois primeiros casos de coronavírus em Campo Grande. O primeiro caso é de um homem de 31 anos que esteve a trabalho em Londres, na Inglaterra, entre os dias 4 e 9 de março. O paciente procurou atendimento na UPA Coronel Antonino.
O segundo caso é de uma mulher de 23 anos que possui histórico de contato recente com paciente com caso confirmado de Covid-19. A contaminação teria ocorrido durante viagem ao Rio de Janeiro durante os dias 6 e 8 de março. Até o momento a paciente não apresenta nenhum sintoma da doença.